segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O antídoto para inveja...


“Então o gênio concedeu um desejo para cada um e disse ao invejoso e ao ganancioso; o que desejares eu concederei e darei em dobro ao outro. Angustiados com a proposta que poderia beneficiar mais o outro, nenhum dos dois queria ser o primeiro a escolher o desejo. Até que o ganancioso resolveu... Eu quero que o senhor me fure um olho!”

A inveja deseja ter mais do que o outro tem, e se instala em pares, se identifica nos pontos fortes que temos ou gostaríamos de ter. Não tenho inveja de um nadador, mas tenho de um escritor de sucesso, pois também escrevo e penso então que poderia ser eu em seu lugar. Quem inveja, vê no outro o que lhe falta, e se incomoda, se entristece com a beleza, os bens, a alegria do outro.

A ganância deseja que o outro não tenha nada, deseja o seu mal e se alegra nele. É um tipo de inveja superlativa que grita o sentimento; se eu não tiver, ele também não terá. O sentimento que faz aceitar um olho furado, desde que o outro tenha os dois. E ambas; a inveja e a ganância são resultado da extrema falta de amor, amor próprio e pelo próximo, desfigurando assim a imagem e semelhança de Deus nos homens.

O invejoso menospreza e persegue, se alegra quando detecta uma falha, coloca uma lupa sobre ela, na esperança de que todos a percebam. Orgulha-se de tê-la encontrado, tenta mostrar indiferença, mas revela a verdade no ditado; quem desdenha quer comprar.

O antídoto para o invejoso é a gratidão. Só é grato quem entende que o que possui é imerecido, é grato porque foi agraciado, não tem o que reivindicar, não tem compulsão por recompensa.  Agraciado, satisfeito, e saciado. Um coração assim está tão maravilhado com seu privilégio, que ousa se alegrar com a alegria dos outros, não mede se é maior ou menor que sua própria.

Se começar a surgir algum sentimento semelhante em seu coração, começe a analisar o que você tem, quem você tem, suas qualidades, suas vitórias e seu potencial. A ambição não é ruim, pode simplesmente nos inspirar a conquistar, sem ter que usurpar de alguém.

Se sentir um olhar cobiçoso sobre você, se ele vem com um peso que incomoda a alma, de alguém que te deseja e te faz o mal. Não há outro remédio... Deseje e ore para que nenhum mal o alcance, e que ele seja abençoado a cada dia mais, que tenha paz, alegrias e riquezas, deseje, deseje mesmo. 
Porque o Deus a quem servimos, não é nenhum gênio da lâmpada, não concederá nenhum olho furado a quem nem sabe pedir, mas ouvirá somente aquele que pede segundo o mandamento do amor...

Kelly Rodrigues.
Baseado no estudo 7 Pecados Capitais de Ed René Kivitz.

1 comentários:

Jéssica Lima soltou o verbo...

Gostei do texto é a pura verdade, sempre a um antídoto pra tudo ainda mais pra inveja. Deus nos ensina em sua palavra os frutos do Espírito, que pra mim é o melhor antídoto de todos...
Parabéns mamis que um dia vc possa escrever um livro e eu quero ser uma das primeiras a ler...

Opine aqui, comente!

Pessoas que tem algo a dizer, uma opnião a defender, não é necessário sempre concordar, são cérebros ativos que são bem-vindos por aki.